top of page

A história do Wing Chun é de profunda importância para os praticantes do estilo. Infelizmente, a real origem do Wing Chun Kuen carece de provas documentais e toda a tradição foi passada de geração em geração de forma oral, sofrendo pequenas variações dependendo da linhagem. O texto abaixo é um pequeno resumo da história que foi repassada pelo patriarca Yip Kai Man, de forma á ajudar aos praticantes e estudantes do estilo e mesmo de outras modalidades, como um "pontapé" inicial para suas pesquisas.

Apesar de haver registros literários á respeito do kung fu datados de 2.674 a.C., o estilo wing chun é relativamente recente,tendo um pouco mais que 300 anos. ShaoLin (siu lum) era um templo budista que, durante a ascensão da dinastia manchu-ching (1644-1911),tornou-se um reduto oposicionista da etnia Han .Seus monges conseguiram resistir ao poderio manchu,pois além de terem um monastério bem defendido, eram auto-suficientes em alimentos,água e habilíssimos nas artes marciais.A resaltar que,apesar de todos os monges terem acesso ao treinamento marcial,somente os monges mais graduados tinham acesso aos treinamentos e técnicas mais avançadas do shaolin wu shu.Conta a lenda que em 1733 um monge traidor envenenou a água do templo, abrindo as portas para os soldados manchus,que arrasaram os monges,incendiando o templo.Um grupo de 5 mestres e 15 discípulos conseguiram escapar.Segundo a tradição,esses monges ficaram conhecidos como "os 5 anciãos",sendo eles: Abade Chin Sim, Funk to Tak,Miu Him, Pak Mei e a única monja,chamada N'g Mui.

 

A monja N'g Mui refugiou-se no templo BakHok (Templo da Garça Branca) em WanNam,no sopé da montanha Tai Leung.Ainda segundo a tradição,durante o tempo de refugio,a monja N'g Mui,observando a luta entre uma garça e uma serpente,teve subsídios para aperfeiçoar o wu shu aprendido em shao lin. YimYee era um dos discípulos que escaparam do incêndio de shaolin e pelo fato de ter se metido em vários combates,coincidentemente refugiou-se também no sopé da montanha Tai Leung,passando a viver como um simples comerciante. YimYee já com certa idade,tinha uma bela filha,por nome Yim Wing Chun,que já havia sido prometida em casamento á outro prospero comerciante. Nestas regiões montanhosas haviam muitos bandidos que escapavam da lei e amedrontavam os lugares. Wong era um destes bandidos.Ele se interessou por Yim Wing Chun, ignorando qualquer promessa ou compromisso moral. Deu um prazo á YimYee, dizendo que passado esse tempo, a moça iria ser dele,por bem ou por mal. Pai e filha desesperaram-se e pensavam em fugir,quando indo fazer compras na mercearia de Yim Yee a monja N'g mui ficou sabendo da situação da moça. Como não poderia lutar com Wong sem chamar a atenção para sí, a monja N'g Mui toma então Yim Wing Chun como discípula, para que ela pudesse se defender contra Wong.  Wing Chun então desafiou Wong e o venceu,utilizando o método aprendido com a Monja N'g Mui, que logo depois, foi dar prosseguimento á sua peregrinação budista na China. Yim Wing Chun,honrando a sua mestra,continuou a praticar e a desenvolver o novo método e pode então se casar com seu prometido Leung Bok Chau.

 

 Leung BokChau (Leung Bok Toa),mercador de sal da província de fukien, já era praticante de Wu Shu e achava pitoresco que sua esposa lhe desse sugestões sobre seus treinos,mas achava que Yim Wing Chun em pouco poderia ajudá-lo na prática,devido á sua estrutura e delicadeza feminina. Yim Wing chun então o chamou para uma luta amistosa e Leung Bok Chau fora derrotado facilmente. À partir daí, Leung Bok Chau á incentivou a lutar ,observando ao máximo sua habilidade.   Provavelmente Leung também tenha incorporado alguns movimentos aprendidos anteriormente, mas aprendeu e manteve a maior parte dos movimentos e conceitos aprendidos com a monja N'g Mui.

Após o falecimento de Yim Wing Chun, Leung Bok Chau batizou o método de WING CHUN KUEN (que significa "a arte dos punhos de wing chun",ou "Punho da canção á primavera", dependendo da versão). Muito tempo depois, Leung Bok Chau ensinou a arte a Leung Lan Kwai, um médico herbalista, com a condição de não divulgar seus conhecimentos. Realmente, ninguém sabia de suas habilidades marciais até que um dia ele defendeu um homem que estava sendo surrado e acabou chamando a atenção de um jovem, Wong Wah Bo, que lhe pediu que o aceitasse como discípulo. Por suas qualidades excepcionais e seu caráter íntegro, Leung Lan Kwai aceitou e ensinou-lhe o sistema completo.

Wong Wah Bo era um ator da ópera chinesa que perambulava pela China à bordo de um junco pintado de vermelho. Chi Shin, um dos Mestres que haviam fugido do incêndio de Shaolin, se escondeu em um destes juncos, trabalhando como cozinheiro. Mestre Chi Shin conheceu um marinheiro chamado Leung YeeTei, que manobrava uma longa vara que era usada para afastar o junco das margens e para desencalhar o barco, ensinando-lhe técnicas de bastão.Muito tempo depois os dois praticantes, Leung YeeTei, do bastão, e Wong Wah Bo, do WingChun, se encontraram trabalhando no mesmo junco. Uma grande amizade nasceu entre eles e resolveram trocar conhecimentos de artes marciais. Dessa união, o “Bastão de 6 Pontos e Meio” foi incorporado ao arsenal do Wing Chun juntamente com as facas denominadas “Facas de Oito Cortes”. Pa Chan Tow

Anos depois Leung Yee Tai passou sua arte para Leung Jan,um médico famoso da província de foshan,que possuia uma loja de ervas chamada Jan Sang. Por foshan também ser um centro comercial, a fama de bom médico do Dr. Leung Jan crescia e fazia com que pessoas de várias províncias procurassem seus serviços médicos.Com uma vida financeiramente sólida,Leung Jan tinha a possibilidade de praticar Wing Chun de forma tranquila e plena. Devido áo seu grande talento como lutador,logo Leung Jan conseguiu a fama de "O rei do WingChun",tendo por conta desse apelido vários desafios de vários mestres marciais.Em todos os combates,Dr. Leung Jan sempre se saia vitorioso.

Mantendo a tradição de segredo, ele possuía apenas três discípulos: seus dois filhos, Leung Tsun e Leung Bik, e outro rapaz, chamado de “Wah, O Homem de Madeira”. Ao lado da farmácia de Leung Jan havia uma loja de troca de dinheiro mantida por Chan Wah Shun. Ele era conhecido como “Wah, o Trocador de Dinheiro”. Todos os dias ele espiava o treinamento por uma fresta na porta da farmácia. Voltando para sua casa, treinava exaustivamente o que havia visto o Mestre fazer. Um incidente revelou o seu treinamento secreto.

Wah, o homem de madeira, era assim conhecido por sempre quebrar os braços do Muk Yan Jong com a força dos seus braços, já sendo amigo do Wah, o trocador de dinheiro, havia certo tempo que estava ajudando-o em seus treinamentos. Certo dia, comentando com um dos filhos do Dr.Leung Jan sobre o talento de seu amigo, foi mandado chamar o Wah, trocador de dinheiro. Um dos filhos do Mestre Jan mandou chamar o “Trocador de Dinheiro” e pediu-lhe uma demonstração. Wha o trocador de dinheiro jogou Leung bik contra a cadeira de descanso do Dr. Leung Jan,quebrando-a. Ao retornar de uma viagem,Dr.Leung Jan indo descansar em sua cadeira, senta e cai. Chamando seus filhos para darem explicações sobre o que ocorrera, ouviu sobre o Chan Wah, Sun o trocador de dinheiro, Dr. Leung mandou chamar o Wah. Wah (também conhecido como Jow Chin Wah) mostrou-lhe então o que havia aprendido somente observando os treinos pela fresta da porta da farmácia do Dr. Leung Jan.

Impressionado pela habilidade adquirida unicamente assistindo aos treinos, Mestre Leung Jan o aceitou como discípulo. Wah, “O trocador de Dinheiro”, teve 16 discípulos em seus 36 anos de ensino de Kung Fu. Aos setenta anos de idade, assumiu a direção do templo da família Yip, passando a ensinar nele. O 16 discípulo a ser aceito era um jovem de apenas treze anos: Yip Man.

Yip Man (Yip kai Man) foi o ultimo discípulo do Mestre Chan Wah Sun tendo iniciado seu treinamento por volta dos 13 anos. Tendo sido criado por uma família rica e abastada de Fo Shan (Fatsan), Yip Man era extremamente dedicado ao treinamento e após o falecimento de seu SiFu, foi treinar com seu irmão mais velho N’g Chung So. Visando concluir seus estudos formais, o Jovem Yip Man mudou-se para Hong Kong. Lá, após vencer várias brigas, foi convidado por um amigo para enfrentar um senhor de seus 50 anos e testar a eficiência de seu Kung Fu. Tendo sido facilmente derrotado, o jovem Yip descobre que o senhor que o enfrentara e o derrotara era  Leung Bik, filho do mestre Leung Jan, SiFu de seu SiFu.  Após retratar-se com seu superior na genealogia, Yip man solicita-lhe que seja seu discípulo, tendo posteriormente sido aceito concluindo assim seu treinamento no sistema Wing chun. Anos após ter perdido todo seu patrimônio para os invasores japoneses á época da guerra entre china e Japão, Mestre Yip Man retorna a Hong Kong e lá, começa a lecionar Wing Chun para sua sobrevivência. Alguns anos depois, funda a Hong Kong Ving Tsun Atlhetic Association tendo inúmeros discípulos, sendo reconhecido como o grande patriarca do sistema Wing Chun. Si Fu Yip Man faleceu aos 2 de dezembro de 1972, vitima de um câncer na laringe.

     Genealogia

         Transmissão segundo a tradição  

 

 

​​​​​​​​

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

 

 

                                                                             

                                                                                  

 

                                                                               Mestre Yip Man

Mestre Yip Man ( Yip Kai Man - 1893 - 1972 ) é reconhecido como o ultimo grande patriarca do moderno estilo Wing Chun Kuen Phai.  Iniciou seus estudos aos 13 anos sob a tutela do Mestre Chan Wah Sun, ainda em foshan. Sua história - que foi contada e recontada – foi recentemente retradada na série de filmes ‘O grande Mestre’.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                         

 

                                                                              Mestre Duncan Leung

Siu Hung Leung – Duncan Leung, é um dos mais renomados discípulos de Si Jo Yip Man. tendo sido apresentado á ele por Lee Jun Fan ( Lee Siu Long, mundialmente conhecido como Bruce Lee), seu primo.  Começou em suas aulas particulares  em 1955 e concluiu o sistema no ano de 1959. Ministrou aulas de wing chun para as principais forças armadas norte americanas, como o Seal Team e FBI. Mantém seu Mo Gwun em Virgínia Beach.

 

 

 

 

 

 

                                                                                  Mestre Li Hon Ki

 

Mestre Li hon ki é considerado o introdutor oficial dos estilos Wing Chun e Hung Gar no Brasil. Tendo iniciado sua docência marcial por volta de 1979 sendo o primeiro professor de Wing Chun de diversos mestres atualmente reconhecidos como Leo Imamura (Moy yat ving tsun), Hudson William, Márcio Silva, Marcelo Florentino, Marcos Abreu nosso líder, Eddie Freire,  dentre outros renomados SiFu. SiFu Li Hon Ki faleceu em 2016 e sua escola de Wing Chun é numerosa, não só no Brasil, mas em toda a América latina. 

 

 

 

 

 

 

                                                                         

 

 

                                                                         

                                                                               SiFu Marcos de Abreu

SiFu Marcos de Abreu é Paulistano e leciona o Wing Chun Kuen em Salvador, capital Baiana, sendo um dos primeiros discípulos diretos de Li Hon Ki á concluir o sistema em aulas particulares e um dos primeiros ocidentais na linha direta de sucessão da genealogia do estilo. Autor do Livro ''Wing Chun Kung Fu; A arte Marcial praticada por Bruce Lee'',um clássico recente na promoção do sistema Wing Chun,  lançado em países como Brasil, Uruguai Argentina, dentre outros. Treinador de atletas de alto nível, tendo treinado atletas do UFC como Hugo ''Wolverine'' Vianna, e Ewerton Teixeira, campeão mundial do K1. Atualmente é o grande líder da Brazilian Wing Chun Academy, que possui filiais em Recife, Minas Gerais, Piaui e também e na Espanha.

 

 

                                     O sistema Wing Chun Kuen

                                                                                   詠春拳館

 

                                                                    Fases e níveis de treinamento

 

No Wing Chun, o treinamento é dividido em 6 fases ou domínios vivenciais de aprendizado, e que leva o nome correspondente á sua forma (ou Tao Lu, ou Kati/Kata). Isto quer dizer que cada fase de treinamento corresponde á um nível técnico que trás consigo sua estratégia e premissa básica e que ensina desde o primeiro momento sua movimentação e lógica de ação.

As listagens são assim denominadas:

Siu Lin Tao (ou Siu Nim Tao) -  (小念頭 )– Pequena ideia inicial

 

Chum Kiu (ou Cham Kiu) –(尋橋) - Afundando a ponte (ou Ponte curta, ou procurando a ponte)

 

Biu Ji (ou Biu Gee/Biu Jee/Biu Je) –(鏢指 ) - Padrão de Bussola (ou dedos voadores, ou penetrantes)

Moy Fah Jong – ( 梅花樁) -Pilar da flor de ameixeira – Ou Homem de madeira

Luk Dim Poon Kwun (ou Luk Dim Boom Kwan) – (六點半棍) - Bastão de seis pontos e meio

Pa chan Tou (Ou Baat Jam Do/Doa) – (八斩刀) - Facas de oito cortes

Em algumas famílias tradicionais, as três primeiras fases do sistema Wing Chun são também conhecidas como Trilogia fundamental, onde o foco é o treinamento de luta com as mãos vazias. A trilogia seguinte, denominada trilogia superior, o praticante toma contato com os aparelhos tradicionais e armas como o Moy Fah Jong ( Muk Yan Jong, o boneco de madeira, em algumas famílias o Gerk Jong, pilar da flor de ameixa) Luk Dim Poom Kwun, o bastão de seis pontos e meio e as Pa chan Tou, as facas de oito cortes.

 

Há ainda o treinamento de Chi Sao ( 黐手) , que é uma exclusividade do sistema Wing Chun. O Chi Sao (conhecido como mãos aderentes) exercita os conceitos do sistema em um treinamento em dupla e que é conhecido por desenvolver a sensibilidade do praticante. 

È dito que o wing chun forma um ‘’Sistema’’. Isto porque cada fase, cada princípio, cada movimentação que pode ser colocada em luta na prática, pode ser explicada dentro dos conceitos inerentes ao estilo e cada técnica entre si se complementa, formando um todo.

Sem o total conhecimento de todas as fases vivenciais do estilo, ninguém poderá se dizer conhecedor do estilo wing chun.

Wing Chun Kuen - História e transmissão segundo a tradição

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page